Retossigmoidoscopia Flexível e Rígida
Clínica de Gastroenterologia em SP
PREPARO PARA A RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL
- Aplicar 1 Phosfoenema 4 horas antes do horário marcado;
- Evacuar assim que sentir vontade.
Flexível
Serve para avaliar o estado de saúde da porção final do intestino grosso do paciente, verificando, por exemplo, a presença de pólipos, verrugas ou fissuras que podem causar algum dano à saúde ou evoluir para uma condição maligna no futuro, como o câncer de cólon e reto. É ideal também para avaliar secreções que saem do intestino grosso, além de checar a presença de condições como colite, esquistossomose e Doença de Crohn, por exemplo.
O exame é realizado através da introdução do endoscópio flexível no orifício anal, permitindo visualizar imagens do interior do reto e sigmoide. O médico realiza um toque retal com um anestésico local, cujo intuito é avaliar a elasticidade do ânus, identificar massas palpáveis e realizar outras avaliações necessárias.
Rígida
Habitualmente realizada por um proctologista, a sigmoidoscopia permite visualizar o ânus, reto e sigmóide (cerca de 20 cm) e diagnosticar doenças como tumores, inflamações, fissuras, fístulas e hemorroidas.
O exame é realizado através da introdução do endoscópio rígido no orifício anal, permitindo visualizar imagens do interior do reto e sigmoide.