Cápsula Endoscópica
Clínica de Gastroenterologia em SP
A cápsula endoscópica é um dispositivo em miniatura, com o tamanho aproximado de uma pílula grande (25mm de comprimento e 11mm de diâmetro), que contém uma câmera de alta resolução, uma fonte de luz e um transmissor de rádio. Ao ser ingerida pelo paciente, a cápsula percorre naturalmente todo o trato gastrointestinal, capturando imagens detalhadas da mucosa intestinal. Essas imagens são transmitidas através de sensores aderidos ao corpo do paciente e conectados a um gravador, onde são armazenadas para posterior análise médica. Para se ter uma ideia, são captadas entre duas a 10 fotos por segundo.
O exame é utilizado principalmente para investigar áreas do intestino delgado, parte do trato gastrointestinal que é difícil de ser examinada através de métodos tradicionais, como a endoscopia e a colonoscopia. A cápsula é descartada naturalmente pelo organismo após o exame, sem necessidade de ser recuperada.
Quando a capsula endoscópica é indicada?
A cápsula endoscópica é indicada principalmente para diagnos car condições que afetam o intes no delgado, como:
- Sangramentos gastrointestinais;
- Doenças inflamatórias intestinais;
- Pólipos e tumores no intestino delgado;
- Doenças de má absorção do intestino delgado.
Quais condições a cápsula endoscópica pode detectar?
A cápsula endoscópica é indicada aos pacientes com suspeita de alguma doença no intestino delgado e que já foram submetidos a endoscopia diges va e colonoscopia e exames de imagem (tomografia, ressonância magnética) em que não foram identificados achados compatíveis com os sintomas. Os dois principais motivos são anemia e doença inflamatória intestinal. Além disso, a cápsula endoscópica pode ser utiizada para investigar sintomas não explicados, como dores abdominais crônicas ou diarreia persistente, quando outros exames não apresentaram resultados conclusivos
Acompanhante:
- O acompanhante deve ter entre 18 e 70 anos, sem restrições físicas e capaz, que deve estar presente durante toda a permanência do paciente na clínica. Esta é uma condição indispensável.
- Clientes com menos de 18 anos, o acompanhante, obrigatoriamente, deve ser um responsável legal (pai, mãe ou tutor);
- Será considerado um acompanhante por paciente;
As condições acima são indispensáveis para realização do exame.
